sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Gente ou animal?

A natureza é fantástica! Você não acha?! Pois é, existem pessoas que não acreditam nisto, e outras - Graças a Deus - que sabem o quão maravilhosa ela é! Ainda bem que existem os que sabem, pois estes podem aos poucos, mostrar àqueles descrentes a sua grandiosidade. Mas, o assunto nem é este. Vamos falar sobre uma mania ou até trejeito popular de se dirigir ao próximo quando o elogia ou menospreza. Uma maneira que acho bastante peculiar e que confesso me deixa por vezes "nervosa" por escutar ... Será que você já escuto também? Vou re explicar. Preste atenção nessas frases, ok? - Fulano é corajoso como um leão!; - Sicrano é forte como um touro!; - Beltrano tem olhos de águia! Percebeu que todos eles trazem uma particularidade animal que se torna um adjetivo e define o sujeito de que se fala?! Interessante, não?! [...] Eu também acho. Porém é tão comum o ato de elogiar, que poucos "nem" notam o movimento inverso, quando se pretende menosprezar um terceiro. Não acredita? Quer ver? Pois bem, te mostro! Observe estes próximos exemplos: - Maria é peçonhenta como uma cobra!; -João é gordo que nem uma baleia!; - Pedro é cego como uma toupeira! Notou agora a diferença?! Não?! Caro leitor, deixe-me contar o que me revolta ou me deixa nervosa como disse no início de meu relato: Não vejo motivos para depreciar o próximo com uma característica específica de determinado animal. E te explico o motivo: 1º) O homem é um animal como qualquer outro. 2º) O ato de animalizar determinada pessoa não o torna menor que um animal. 3º) O que o ofensor usar para desdenhar do outo, nada mais é, do que um comportamento completamente normal ao animal citado. Parece besteira essa agonia que sinto ao ouvir frases desse tipo. Saiba que não é! Uma brincadeira de péssimo gosto como esta se internaliza na mente do coletivo e levam muitos a crerem, po exemplo, que cobras são ruins. E este é apenas uma das pontinhas do montante. Agora pare para pensar: O que torna o leão digno e a cobra indigna de admiração?! Ambos são animais graciosos e magníficos dentro de seu habitat natural, São animais que se alimentam por meio de caça, ambos matam para isso. Ambos possuem prole. Ambos são inteligentes e usam o ambiente ao seu favor. E ambos morrem. Ambos merecem respeito, ambos são animais como eu e você! E em meio aos meus devaneios, sobre esta questão, me deparo com esta intrigante situação: Animalizar é correto? Ou humanizar o próprio humano não seria a melhor opção?! E qual tua opinião? Texto: Bruna Sanguinetti

Nenhum comentário: