quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O que você vê, existe?

Olhe ao seu redor. Tudo o que você está vendo não existe fora do seu cérebro. O que existe é outra coisa, que você não vê.

Os objetos ao nosso redor não possuem cores! São todos negros! Quem possuiria cor seria a luz, que pode ser decomposta em arco-íris. Um objeto reflete o azul, outro o vermelho e cada objeto reflete partes diferentes da luz, mas ele mesmo não tem cor. Essas diferentes luzes entram no olho, vão até a retina onde são transformadas em impulsos elétricos que vão ao cérebro. Assim, os cérebros dos animais constroem matizes de cores ou de cinza para distinguir um objeto dos outros, o que permite caminhar. Tirando a luz, desaparecem as cores. Só que a luz também não possui cores. Ela possui comprimentos de ondas ou, nem isso. As cores ou matizes de cinza só existem dentro do cérebro dosanimais. Lá fora, tudo é negro. O sol é negro! Se o cérebro não construir matizes, o animal está cego em meio à escuridão e vai se guiar por outro sentido (o morcego matiza pelo efeito Doppler).

Você olha uma flor e diz: “Que cores maravilhosas!” Mas a flor não possui cor! Ela é negra. As cores só existem na sua cabeça. A beleza da flor é construção sua, caso a tenha construído. Olhe ao seu redor. Tudo o que está vendo são imagens construídas na sua cabeça. Por isso você pode sonhar, ter visões e até ver disco voador. Essas imagens não existem lá fora. Toda a beleza é construção sua!

Lá fora é tudo negro, frio, silencioso, inodoro, insípido.

Nenhum comentário: